Oficina prática sobre alimentação e funcionamento de biodigestores, realizada na sede da ADESC/PA, em 13 de setembro.

Os últimos dias têm nos proporcionado aprendizados marcados por práticas sustentáveis e de protagonismo comunitário. Nos dias 11 e 13 de setembro de 2025, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria do Pará (ADESC/PA) viveu momentos de intensa movimentação em sua sede, com a realização de atividades que combinam inovação tecnológica, formação e fortalecimento comunitário.

Na quinta-feira (11/09), representantes do Movimento Camponês Popular (MCP) instalaram a primeira etapa do biodigestor do projeto Energia Popular e Sustentável nas Cozinhas do Nordeste Paraense, tecnologia inovadora que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, representando, na prática, um avanço importante no compromisso com práticas ambientais responsáveis e na autonomia energética da associação, beneficiando a Cozinha Solidária Vida Saudável, bem como todas as famílias atendidas.

Hoje (13/09), o MCP também promoveu uma oficina prática de alimentação e funcionamento do biodigestor, com a participação de membros da ADESC/PA, de outras Cozinhas Solidárias e famílias beneficiárias de Santa Maria do Pará/PA. O encontro foi marcado pela aprendizagem compartilhada, em que todos puderam compreender como alimentar o sistema, acompanhar seu funcionamento e discutir os benefícios que ele proporciona para a produção de alimentos saudáveis, para o meio ambiente e para a vida da comunidade.

IMG-20250913-WA0147

Image 1 of 6

Além do biodigestor, o dia 13/09 também marcou o início de novas ações importantes na ADESC: a primeira oficina de artesanato do projeto Mãos que Transformam: artesanias criativas e sustentáveis e a primeira aula de alfabetização para adultos do projeto Escrevendo Novos Caminhos. Ambos os projetos têm como objetivos promover a autonomia de mulheres e homens, ampliando conhecimentos, elevando autoestima e incentivando práticas de reciclagem e geração de renda.

IMG-20250913-WA0144

Image 4 of 4

Com tantas iniciativas acontecendo simultaneamente, este dia entrou para a memória da ADESC como um dia de mãos ocupadas, olhares curiosos e esperança renovada. Cada atividade reforça a importância da colaboração entre comunidade e parceiros e mostra que, passo a passo, é possível construir um futuro mais justo, sustentável e solidário em Santa Maria do Pará.

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ADESC PARÁ