
Desde março, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria do Pará – ADESC/PA está executando mais uma importante etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa do Governo Federal que alia desenvolvimento rural, segurança alimentar e fortalecimento das economias locais.
Por meio do programa, 19 agricultoras e agricultores familiares passaram a contar com um canal seguro para escoar sua produção, com preços justos e sem a necessidade de atravessadores. Os alimentos adquiridos estão sendo destinados a seis instituições sociais do município, beneficiando diretamente centenas de pessoas, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.
“Receber os produtos do PAA, oriundos da agricultura familiar e fornecidos por meio da ADESC, tem sido um diferencial na escola Severiano, agregando valor nutritivo e sabor. Os alunos estão amando, e a escola muito satisfeita em participar dessa parceria.” — Odair Medeiros, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Benedito de Souza.
A experiência tem se repetido em diversas instituições de ensino do município. Para o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Nunes, a chegada dos alimentos do PAA tem ampliado o impacto positivo da merenda escolar:
“O PAA tem feito uma grande diferença na alimentação de nossas crianças, com a possibilidade de fornecer algo saudável, da agricultura local, e de grande aceitação. Além de ampliar a quantidade de dias de alimentação servida mensalmente!” — Everaldo Macena, diretor da EEEF Francisco Nunes.
Criado em 2003, o PAA integra a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem como principal objetivo garantir a compra direta da produção da agricultura familiar (Brasil, 2003; Consea, 2014). Os alimentos são destinados a entidades como escolas, creches, abrigos e instituições comunitárias, promovendo acesso a uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que fortalece o pequeno produtor rural.
“O PAA chegou em nossa escola de forma muito satisfatória, contribuindo de maneira muito positiva na alimentação escolar dos nossos alunos. São produtos da agricultura local, que fazem parte do contexto e da realidade dos estudantes. Observamos que os alimentos estão sendo muito bem aceitos, e isso é notório em toda a comunidade escolar.” — Alfredo Fernandes da Costa, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Botelho de Souza.
Essa aceitação é percebida também em outras unidades escolares beneficiadas.
“O PAA através da ADESC está impactando a merenda escolar dos alunos da Escola Estadual João Gabriel da Silva, além de ser um alimento saudável é também agradável a todos.” — Edneuma Medeiros, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Gabriel da Silva.
Além das instituições citadas acima, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Magalhães Barata e a Igreja do Evangelho Quadrangular também estão sendo beneficiadas pelo PAA.
Decerto, o impacto do programa vai além da alimentação; ele contribui para o desenvolvimento sustentável, a inclusão produtiva e o enraizamento da economia local, incentivando práticas agrícolas mais responsáveis e solidárias. A parceria entre poder público e sociedade civil organizada, como a ADESC/PA, é um exemplo concreto de como políticas públicas bem implementadas podem transformar realidades (FAO, 2017; Silva, 2018).
Com o PAA, a ADESC/PA reafirma seu compromisso com a valorização da agricultura familiar e com a promoção da cidadania em Santa Maria do Pará, fortalecendo pontes entre quem produz e quem precisa, alimentando, junto com alimentos, a esperança de um futuro mais justo e digno.
Na imagem, à direta, a diretora da Escola EEF Magalhães Barata, ao lado de colaboradores da referida instituição beneficiária.
BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
CONSEA. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Programa de Aquisição de Alimentos: Impactos e desafios. Brasília, 2014.
FAO. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Políticas públicas e segurança alimentar. Roma, 2017.
SILVA, J. R. Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.