Na imagem, o vice-presidente da ADESC/PA, Floriano Lucas, ao lado de Francisca Lima, Kate Monteiro e Taiane Furtado (associadas e colaboradoras), Jean Carlos (EMATER) e dois agricultores parceiros do PAA.

Desde março, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria do Pará – ADESC/PA está executando mais uma importante etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa do Governo Federal que alia desenvolvimento rural, segurança alimentar e fortalecimento das economias locais.

Por meio do programa, 19 agricultoras e agricultores familiares passaram a contar com um canal seguro para escoar sua produção, com preços justos e sem a necessidade de atravessadores. Os alimentos adquiridos estão sendo destinados a seis instituições sociais do município, beneficiando diretamente centenas de pessoas, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.

Receber os produtos do PAA, oriundos da agricultura familiar e fornecidos por meio da ADESC, tem sido um diferencial na escola Severiano, agregando valor nutritivo e sabor. Os alunos estão amando, e a escola muito satisfeita em participar dessa parceria.” — Odair Medeiros, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Benedito de Souza.

A experiência tem se repetido em diversas instituições de ensino do município. Para o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Nunes, a chegada dos alimentos do PAA tem ampliado o impacto positivo da merenda escolar:

O PAA tem feito uma grande diferença na alimentação de nossas crianças, com a possibilidade de fornecer algo saudável, da agricultura local, e de grande aceitação. Além de ampliar a quantidade de dias de alimentação servida mensalmente!” — Everaldo Macena, diretor da EEEF Francisco Nunes.

Criado em 2003, o PAA integra a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem como principal objetivo garantir a compra direta da produção da agricultura familiar (Brasil, 2003; Consea, 2014). Os alimentos são destinados a entidades como escolas, creches, abrigos e instituições comunitárias, promovendo acesso a uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que fortalece o pequeno produtor rural.

O PAA chegou em nossa escola de forma muito satisfatória, contribuindo de maneira muito positiva na alimentação escolar dos nossos alunos. São produtos da agricultura local, que fazem parte do contexto e da realidade dos estudantes. Observamos que os alimentos estão sendo muito bem aceitos, e isso é notório em toda a comunidade escolar.” — Alfredo Fernandes da Costa, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Botelho de Souza.

Essa aceitação é percebida também em outras unidades escolares beneficiadas.

O PAA através da ADESC está impactando a merenda escolar dos alunos da Escola Estadual João Gabriel da Silva, além de ser um alimento saudável é também agradável a todos.” — Edneuma Medeiros, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Gabriel da Silva.

Além das instituições citadas acima, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Magalhães Barata e a Igreja do Evangelho Quadrangular também estão sendo beneficiadas pelo PAA.

Decerto, o impacto do programa vai além da alimentação; ele contribui para o desenvolvimento sustentável, a inclusão produtiva e o enraizamento da economia local, incentivando práticas agrícolas mais responsáveis e solidárias. A parceria entre poder público e sociedade civil organizada, como a ADESC/PA, é um exemplo concreto de como políticas públicas bem implementadas podem transformar realidades (FAO, 2017; Silva, 2018).

Com o PAA, a ADESC/PA reafirma seu compromisso com a valorização da agricultura familiar e com a promoção da cidadania em Santa Maria do Pará, fortalecendo pontes entre quem produz e quem precisa, alimentando, junto com alimentos, a esperança de um futuro mais justo e digno.

Na imagem, à direta, a diretora da Escola EEF Magalhães Barata, ao lado de colaboradores da referida instituição beneficiária.

Image 1 of 7

Referências

BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

CONSEA. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Programa de Aquisição de Alimentos: Impactos e desafios. Brasília, 2014.

FAO. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Políticas públicas e segurança alimentar. Roma, 2017.

SILVA, J. R. Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ADESC PARÁ